sexta-feira, 11 de novembro de 2011
Dia de S. Martinho
São Martinho de Tours era filho de um Tribuno e soldado do exército romano. Nasceu e cresceu na cidade de Sabaria, Panónia (atual Hungria), em 316, sob uma educação da religião dos seus antepassados, deuses mitológicos venerados no Império Romano, aos 10 anos de idade, entrou para o grupo dos catecúmenos (aqueles que estão se preparando para receber o batismo). Aos 15 anos de idade, e contra a própria vontade, teve de ingressar no exército romano e dirigir-se para a Gália (região na atual França). Aos 18 anos abandonou o exército pois o cristianismo não comportava mais suas funções militares. Foi batizado por Santo Hilário, bispo da cidade de Poitiers
O Dia de S. Martinho celebra-se em Portugal, e ainda na Galiza e algumas localidades das Astúrias, com a realização de um magusto, que consiste no ajuntamento popular à volta de uma fogueira onde se assam castanhas, bebe-se jeropiga e ainda se fazem brincadeiras - como saltar a fogueira.
sábado, 27 de agosto de 2011
Mãe
Há oito dias que a minha Mãe é outra pessoa.Aquele ser que eu registei neste Blogue está diferente de uma forma para a qual eu nunca estive preparada. Tive a sorte de ela ter sempre as suas faculdades mentais íntegras.Como doi quando elas se perdem! Mesmo assim há momentos que ela própria dá conta e na sua linguagem diz que está «doida da cabeça » .Pede-me perdão pelo sofrimento que me está a causar.Depois há outras alturas em que agita, e arranja culpados para o seu estado ( que até posso ser eu ).Não a posso deixar um pouco. Só comigo e as netas ela se sente em segurança. Pobre Mãe que não tens culpa do estado em que estás. Nos momentos de lucidez, choras por te veres mais dependente e (pior da cabeça como tu dizes).Ai minha filha, pobre de ti que tens tanto trabalho comigo,não merecias isto minha filha. Juízo, Mãe vai ficar boa, não pense nisso, eu sou mais nova e também vario da cabeça Ela chora e eu viro a cara para não me ver chorar. Eu sei que são 90 anos mas não estava habituada a esta alteração, saía descansada para tratar da minha vida e quantas vezes me ficava a descascar legumes para a sopa .Custa muito ver o seu sofrimento psíquico, quando ela dá conta da sua realidade.Ainda ontem me dizia: O vinho é bom mas é preciso saber bebê-lo. Ele está assim por mãos dele.Ela sabia e eu também a quem se estava a referir.
Adoro-te minha Mãe e esta situação custa-me muito.
Adoro-te minha Mãe e esta situação custa-me muito.
segunda-feira, 15 de agosto de 2011
Flores para os meus Amigos do FB.wmv
Fiz este vídeo de flores para os meus AMIGOS porque é o gesto mais puro para valorizar a AMIZADE
quarta-feira, 10 de agosto de 2011
Zorba o melhor Cão do Mundo
Durante 13 anos foste o exemplo do Amor e Dedicação.Temos muitas Saudades tuas Zorbinha.
quarta-feira, 27 de julho de 2011
domingo, 24 de julho de 2011
Terror na Noruega
sábado, 23 de julho de 2011
Amália
Amália Rodrigues | |
---|---|
Amália, Arte de Rua em Lisboa | |
Informação geral | |
Nome completo | Amália da Piedade Rodrigues |
Apelido | Rainha do Fado[1] |
Nascimento | 23 de Julho de 1920 |
Origem | Lisboa |
País | Portugal |
Data de morte | 6 de outubro de 1999 (79 anos) |
Géneros | Fado |
Período em atividade | 1940 - 1999 |
Outras ocupações | Actriz |
Página oficial | Amalia.com |
Assinatura |
Tornou-se conhecida mundialmente como a Rainha do Fado[3] e, por consequência, devido ao simbolismo que este género musical tem na cultura portuguesa, foi considerada por muitos como uma das suas melhores embaixadoras no mundo. Aparecia em vários programas de televisão pelo mundo fora, onde não só cantava fados e outras músicas de tradição popular portuguesa, como ainda canções contemporâneas (iniciando o chamado fado-canção) e mesmo alguma música de origem estrangeira (francesa, americana, espanhola, italiana, brasileira). Marcante contribuição sua para a história do Fado, foi a novidade que introduziu de cantar poemas de grandes autores portugueses consagrados, depois de musicados. Teve ainda ao serviço da sua voz a pena de alguns dos maiores poetas e letristas seus contemporâneos, como David Mourão Ferreira, Pedro Homem de Mello, Ary dos Santos, Manuel Alegre, Alexandre O’Neill.
sábado, 16 de julho de 2011
Amor e Temor
O horizonte é a meta do meu pensamento, do meu olhar,da minha inquietude: O Mar que é tão belo,misterioso ,profundo,magnanimo mas por vezes furioso,revolto e traiçoeiro.Para mim o mar não é traiçoeiro porque eu só vejo a sua beleza e tudo de bom que ele dá à humanidade, mas os pescadores sim referem-se ao Mar como aquele que tudo dá e tudo leva e que por vezes os atraiçoa. Terão razão porque se perdem vidas e o produto do seu trabalho,mas para mim, Mar és aquele que eu não canso de olhar, dás-me tranquilidade,nostalgia que me faz bem.Tenho pelo mar um grande respeito e temor quando vejo as suas ondas que mais parecem um grito de fúria e destruição,então me afasto para um porto seguro mas até assim eu encontro beleza na sua revolta
Como se pode amar algo de que se tem medo? Amo o seu horizonte, a sua beleza mas tenho medo de me imaginar rodeada só por Ele sem fim à vista.
Como se pode amar algo de que se tem medo? Amo o seu horizonte, a sua beleza mas tenho medo de me imaginar rodeada só por Ele sem fim à vista.
terça-feira, 5 de julho de 2011
Nostalgia
Ai vida de luta de trabalho de sonhos por realizar mas também de sonhos realizados.Vida de proteger e quer ser protegido e de quem recusa tudo que seja ajuda de quem não acredita nas palavras ditas porque é mais fácil continuar com os erros prejudiciais á saúde do que lutar contra eles.
Vida de incerteza pelo dia de amanhã e do receio de dias mais difíceis de ultrapassar
Sómente os olhos conseguem expressar os sentimentos mais profundos do coração.
Vida de incerteza pelo dia de amanhã e do receio de dias mais difíceis de ultrapassar
Sómente os olhos conseguem expressar os sentimentos mais profundos do coração.
quinta-feira, 23 de junho de 2011
quarta-feira, 15 de junho de 2011
Eclipse Lunar
- Durante o eclipse a lua fica obscurecida pela sombra da TerraNesta quarta-feira (15), um eclipse vai acontecer na Lua ainda antes que ela nasça no céu do Brasil. O primeiro eclipse total da lua deste ano deve se iniciar às 17h25min, dois minutos antes de o Sol se pôr. A duração do fenômeno será de uma hora e quarenta minutos, o que é considerado um longo período. A última vez que ocorreu um fenômeno desta duração foi em julho de 2000, quando durou 1h47De acordo com o diretor do Planetário de São Paulo, João Paulo Delicato, a explicação do longo período de eclipse se dá por causa da posição da Lua em relação à Terra. “Ela vai atravessar a sombra da Terra pelo meio, pegando a sombra inteira e permanecendo mais tempo nela”, disse ao iG. A lua cheia normalmente fica avermelhada em um eclipse, por causa da luz solar refratada pela Terra. Um eclipse total ocorre quando a lua passa pela longa sombra da Terra produzida pela luz solar. Enquanto a Lua fica imersa na sombra da Terra, um disco ao seu redor aparece e gradualmente vai mudando de cor, passando para prata, laranja e vermelho. Isto acontece porque de alguns raios de sol indiretos conseguem alcançar a Lua, após passarem pela atmosfera da Terra que dispersa luz azul.
O eclipse inteiro vai durar 5 horas e meia. Observadores da Europa vão perder a primeira parte do espetáculo porque ele vai ocorrer antes do sol se pôr. Ásia e Austrália não vão ver as etapas finaiocorrer depois do Sol nascer. A América do Sul terá a melhor visualização, que pode ser feita a olhos nus.
segunda-feira, 13 de junho de 2011
Floresta Tropical
A floresta tropical existe em três regiões na Terra: na América, na África e na Ásia.
No caso da americana cobre a Mata Atlântica compreendida pelo Brasil, indo ao sul até à bacia do Prata. A floresta indo-malaia é a menos contínua devido à agressão milenar que vem sofrendo; compreende a da costa da Indo-china, a costa norte da Austrália, as Filipinas, Nova Guiné e Bornéo, entre outras.
No caso da americana cobre a Mata Atlântica compreendida pelo Brasil, indo ao sul até à bacia do Prata. A floresta indo-malaia é a menos contínua devido à agressão milenar que vem sofrendo; compreende a da costa da Indo-china, a costa norte da Austrália, as Filipinas, Nova Guiné e Bornéo, entre outras.
Das três, a menor área de floresta tropical é a africana, que compreende a Libéria, o golfo da Guiné, e principalmente a região da bacia do rio Republica Dominicana do Congo.
Hábitos saudáveis
Practicar exercício não implica ir para um ginásio... as pessoas podem ser activas fazendo pequenos exercícios tais como:
- Utilizar as escadas em vez do elevador,
- Passear a pé, ao fim de semana, em vez de ficar no sofá depois do almoço,
- Sempre que possível deixar o carro em casa e andar a pé,
- Fazer uma caminhada todos os dias, ao fim da tarde ou depois do pequeno-almoço, mas nunca em jejumUma regra muito importante… Deixar de petiscar antes das refeições, pois isso irá tirar-vos a fome para os alimentos saudáveis, que irão beneficiar o vosso organismo. Sempre que fizerem uma refeição que não seja saudável... não interessa! Devem evitar pensar “perdido por cem, perdido por mil”, e devem voltar logo à dieta. Assim, conseguirão apagar o erro cometido e aprenderão a viver com isso.
Poema
Passei toda a noite, sem dormir, vendo, sem espaço, a figura dela, E vendo-a sempre de maneiras diferentes do que a encontro a ela. Faço pensamentos com a recordação do que ela é quando me fala, E em cada pensamento ela varia de acordo com a sua semelhança. Amar é pensar. E eu quase que me esqueço de sentir só de pensar nela. Não sei bem o que quero, mesmo dela, e eu não penso senão nela. Tenho uma grande distracção animada. Quando desejo encontrá-la Quase que prefiro não a encontrar, Para não ter que a deixar depois. Não sei bem o que quero, nem quero saber o que quero. Quero só Pensar nela. Não peço nada a ninguém, nem a ela, senão pensar.
Alberto Caeiro
Fernando Pessoa
O amor romântico é como um traje, que, como não é eterno, dura tanto quanto dura; e, em breve, sob a veste do ideal que formámos, que se esfacela, surge o corpo real da pessoa humana, em que o vestimos.
O amor romântico, portanto, é um caminho de desilusão.
Só o não é quando a desilusão, aceite desde o príncipio, decide variar de ideal constantemente, tecer constantemente, nas oficinas da alma, novos trajes, com que constantemente se renove o aspecto da criatura, por eles vestida
Fernando Pessoa
O amor romântico, portanto, é um caminho de desilusão.
Só o não é quando a desilusão, aceite desde o príncipio, decide variar de ideal constantemente, tecer constantemente, nas oficinas da alma, novos trajes, com que constantemente se renove o aspecto da criatura, por eles vestida
Fernando Pessoa
segunda-feira, 6 de junho de 2011
sábado, 21 de maio de 2011
Faz hoje um Ano
Zorbinha, faz hoje um ano que por esta hora estavamos os dois a aguardar consulta com o sentimento da ante-câmara da morte, pois já a tua morte, tinha sido decidida,numa consulta anterior.Absorvi ao máximo a tua presença,enquanto pude sem poder conter as lágrimas. Depois chamaram-nos para a consulta e após um longo tempo de preparação psicológica (a Dra deu-me todo o tempo que eu entendi necessário e suportável), abracei-me a ti e pedi-te Perdão.Acenei com a cabeça que te podiam injectar. Só sentiste a picada,nada mais.Quando a anestesia começou a fazer efeito,chegaste-te muito a mim,como a pressentires o fim.Pedi-te perdão,(parecia que não conhecia outra palavra).Mergulhas-te num sono profundo,do qual não despertas-te mais.A conselho da Dra, não estive presente aquando a administração da injecção Letal.Deixei-te com um apertado abraço e mais uma vez a pedir-te Predão.As lágrimas quase não me deixavam ver o caminho,demorei a chegar a casa.Sofri muito meu Zorbinha ,serás sempre a minha doce e triste lembrança.
O vaso onde repousam as tuas cinzas:
O vaso onde repousam as tuas cinzas:
sexta-feira, 20 de maio de 2011
quarta-feira, 18 de maio de 2011
O Banco da praia
Meu querido Zorba está quase a fazer um ano que tu deixas-te de estar junto de nós,não há um dia que não me lembre de ti mas agora a tristeza é maior por se aproximar a data da tua morte.
Ainda ontem estive sentada no banco(o banco da foto) á beira-mar onde tu tantas vezes estiveste comigo e uma lágrima rolou no meu rosto.Não consigo esquecer que apesar de todos estarem de acordo com a eutanásia devido á tua doença, mas , foi eu sózinha que estive ao pé de ti, que dei a permissão para te injectarem e te vi morrer.Esta mágoa nunca vai sair do meu coração.
O vaso onde depositei as tuas cinzas,está cada vez mais bonito,a planta cresceu e as flores que lá coloquei,agora estão abertas.
O vaso onde depositei as tuas cinzas,está cada vez mais bonito,a planta cresceu e as flores que lá coloquei,agora estão abertas.
Nocturne op No2 de Frederic Chopin
Compositor clássico com obras maravilhosas.
Esta partitura é nostálgica mas inebriante para os nossos ouvidos.
Esta partitura é nostálgica mas inebriante para os nossos ouvidos.
terça-feira, 5 de abril de 2011
Lindo dia de Primavera
Hoje o dia regalou a mente com sol e calor que dava gosto.De manhã o sol aquecia o corpo e o espírito, num bem-estar relaxante e a ler as últimas páginas do Monte dos Vendavais.
.À tarde de pés descalços,palmilhei a areia da praia que de vez em quando eram banhados pela água fresca das ondas causando uma sensação muito agradável.Apanhei uma quantidade grande de pedrinhas de várias formas e cores na esperança de ser um gosto para as minhas filhas que, penso eu, farão algo decorativo com elas.
Por fim terminei o dia a aproveitar este sol radioso no terraço com a minha Mãe.O sol transmite energia positiva que dá boa disposição.Quase sem sair de casa foi um dia maravilhoso.
.À tarde de pés descalços,palmilhei a areia da praia que de vez em quando eram banhados pela água fresca das ondas causando uma sensação muito agradável.Apanhei uma quantidade grande de pedrinhas de várias formas e cores na esperança de ser um gosto para as minhas filhas que, penso eu, farão algo decorativo com elas.
Por fim terminei o dia a aproveitar este sol radioso no terraço com a minha Mãe.O sol transmite energia positiva que dá boa disposição.Quase sem sair de casa foi um dia maravilhoso.
sábado, 19 de março de 2011
A minha Mãe
Hoje é o dia do pai,mas eu dedico o dia à minha Mãe,que fez de Mãe e de Pai,o qual não cheguei a conhecer.È muito linda a minha Mãe,tem 90 anos, e é um amor de pessoa.È simpática, espirituosa e engraçada.Muitos beijinhos minha Mãe.
quarta-feira, 16 de março de 2011
OFFICIAL Somewhere over the Rainbow - Israel "IZ" Kamakawiwoʻole
Uma canção e voz maravilhosa que eu conhecia de ouvido, mas que ao ver a foto do autor, tive curiosidade e pesquisei sobre ele.Fiquei chocada ao saber que faleceu em1997 com 38 anos com problemas respiratórios como consequencia dos seus 343 kg .
sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011
Por do Sol
Subscrever:
Mensagens (Atom)